Foto: Susan Sulley, Philip Oakey e Joanne Catherall. Montagem de Andy Mac Giolla Eoin.
A banda inglesa The Human League foi formada na cidade de Sheffield em 1977. No início, era uma banda totalmente experimental, explorando o campo ainda novo dos sintetizadores. Depois de ser contratada pela gravadora Virgin em 1979, a banda começou a experimentar com sons mais comerciais, e o sucesso acabou chegando com o terceiro disco, lançado em 1981, com o título de Dare. O disco produziu quatro sucessos, até hoje entre as músicas mais tocadas nas rádios de todo o mundo: “Don’t You Want Me”, “Mirror Man”, “(Keep Feeling) Fascination” e “Human”.
Durante os anos 80s e princípio dos 90s, a Human League recebeu inúmeros prêmios na Europa e nos Estados Unidos, inclusive o Brit Award como revelação da música britânica, em 1982.
Houve várias mudanças entre os integrantes da banda, e apenas um membro original ainda está em atividade, o cantor e compositor Philip Oakey. Os tecladistas Martyn Ware e Ian Craig Marsh deixaram a banda em 1980 e formaram um conjunto chamado Heaven 17. Hoje em dia, a Human League continua em atividade, e se transformou num trio formado por Philip Oakey e pelas vocalistas Joanne Catherall e Susan Ann Sulley.
Em toda a carreira, a Human League lançou 9 discos de estúdio, um disco ao vivo e mais de 30 compactos simples, além de várias compilações de grandes sucessos. A banda vendeu mais de 20 milhões de discos em todo o mundo.